O que são Órteses

A definição clássica é que órteses protegem e apoiam o sistema locomotor. Órteses são dispositivos médicos prescritos por um médico em caso de acidentes, doenças do sistema locomotor ou sistemas de sustentação e promovem a recuperação. Tem como objetivo ajudar as pessoas a aumentar sua mobilidade. Órteses podem estabilizar, imobilizar, aliviar o corpo ou membros afetados ou fornecer orientação fisiológica correta. Mal posicionamento e suporte de peso incorretos podem ser evitados, contornados ou corrigidos. Em caso de deficiências permanentes, as órteses podem manter as funções e prevenir ou reduzir a dor.

Órteses estão disponíveis para a imobilização, mobilização, correção, alívio e estabilização do corpo ou membro afeado. Com uma órtese, uma região do corpo afetada pode ser totalmente imobilizado ou também movimentado em um processo controlado. É possível utilizar órteses para corrigir a postura e o movimento também.

Órteses são geralmente fabricadas usando materiais rígidos comparadas com os elementos de suporte funcional tais como correrias, barras ou articulações.